Português é o Diferencial! Prepare-se com a Professora Juliana Gouvêa e tenha ótimos resultados!

Ligue já e inscreva-se!
(31) 3293-4290

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA: O "A CRASEADO" E SEUS PROBLEMAS


     MAIS FREQUENTES OCORRÊNCIAS QUE PODE OCORRER NA ORALIDADE "A CRASE".
1-
Risco de ambiguidade.
EX:
Recomendei a cozinheira à empresa.
OBS: Por isso, é muito maior a probabilidade de ocorrência de (fala)- Ausência de crase: Recomendei a cozinheira para a empresa, ou Recomendei para a cozinheira a empresa.

2-
Risco de ambiguidade.
EX:
Conheço a mãe do Pedro/ Falei à mãe do Pedro.
OBS: Nenhum brasileiro confunde, por exemplo, poço e posso nem colher(verbo) e colher (nome), porque nós temos essa alternância entre vogal fechada e vogal aberta no caso do "o" e do "e". Mas nosso ouvido não reconhece dois sons em "a mãe" e "à mãe". O acento grave pode ser útil para os portugueses porque avisa que aquele "a" deve ser pronunciado aberto- para nós, brasileiros, porém, mesmo que estivesse sem acento, a pronúncia não seria diferente.

3- Uso correto da escrita.
EX: "Fui
à casa de Marta" ou "Antônia vai às compras".
OBS:
São exemplos pouco felizes e pouco didáticos simplesmente porque quase ninguém no Brasil fala assim hoje em dia, sendo muitíssimo mais frequentes ocorrências como: "Fui na/ para a casa de Marta" e "Antônia foi fazer compras".

DEIXAMOS AQUI A REFLEXÃO O"A CRASEADO".

É muito importante que recolham não só "a craseado", mas também o contexto
em que ele aparece. Para isso, diremos aos alunos que copiem tudo o que estiver entre o ponto final imediatamente anterior e o ponto final imediatamente seguinte. Por exemplo, não copiar simplesmente:

"à janela", mas sim

 "Isabel apareceu à janela do palácio e dirigiu um belo sorriso à multidão"

SOMENTE ASSIM PODEMOS LEVAR OS ALUNOS A DEDUZIR AS REGRAS DE USO DO ACENTO INDICADOR DE CRASE: investigando o contexto sintático maior em que o acento vai aparecer.







Quer saber mais sobre esse e outros assuntos que lhe ajudarão a ser bem colocado(a) naquele concurso que você tanto quer? Entre em contato com a professora Juliana Gouvêa e veja como!

Um comentário:

  1. exemplos e didática tirados do livro do Marcos Bagno (Pequena Gramática de bolso do português brasileiro). Por que não colocou as referências??

    ResponderExcluir