Português é o Diferencial! Prepare-se com a Professora Juliana Gouvêa e tenha ótimos resultados!

Ligue já e inscreva-se!
(31) 3293-4290

domingo, 10 de maio de 2015

Gabarito Comentado




PREPARE-SE PARA O FUTURO! 

O CAMINHO DO SEU SUCESSO 
COMEÇA AQUI .




QUESTÃO NÚMERO 1. 
RESPOSTA CORRETA: LETRA A
COMENTÁRIO DA LETRA A: CUIDADO FIQUE ATENTO A CLASSE GRAMATICAL APRECIAÇÃO” NÃO É VERBO. É SUBSTANTIVO, POIS A PALAVRA SOFRE O PROCESSO DE SUFIXAÇÃO - ÇÃO PORQUE É DERIVADO DO VERBO APRECIAR. A PEGADINHA ESTÁ AÍ!
 O USO DA CRASE NA FRASE: É infindável a lista de ações judiciais absurdas submetidas À apreciação de juízes nos Estados Unidos . Está correto porque o pronome demonstrativo substantivo subentendido na frase AQUELA apreciação de juízes nos Estados Unidos pode ser substituído pelo pronome demonstrativo NAQUELA apreciação................... COM SENTIDO POSSESSIVO.
 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE REFERENTE À ESSA QUESTÃO: O uso da crase está muito ligado ao sentido das frases: se a crase for usada, a frase terá um determinado sentido (foi o que ocorreu na resolução da questão); se não for, o sentido será diferente. 

 QUESTÃO NÚMERO 2. 
 RESPOSTA CORRETA: LETRA D
 COMENTÁRIO DA LETRA D: “Para Patrick Garry, professor de Direito da Universidade de Columbia, em Nova York, o crescimento da indústria de indenizações é um problema grave e ameaça a vitalidade cultural e a estabilidade social do país. O medo de ser processado, onipresente em todos os setores da sociedade, afeta decisões de indivíduos e empresas. Na opinião de Garry, não se espera mais que as pessoas sejam responsáveis pelos riscos que assumem.”

 QUESTÃO NÚMERO 3. 
 RESPOSTA CORRETA: LETRA C
 COMENTÁRIO DA LETRA C: CUIDADO COM A PEGADINHA! O USO DA PREPOSIÇÃO NA FRASE: Para lutar em igualdade DE condições com os poderosos não basta só entender a norma gramatical, mas sim, saber aplicá-la de acordo com o contexto textual que a classifica como locução prepositiva adjetiva.
 DE acordo com a regência verbal “dispor” pede o uso obrigatório da preposição “de”. 
 QUESTÃO NÚMERO 4. 
 COMENTÁRIO DA LETRA C: o verbo HAVER no sentido de existir não é pluralizado porque se encontra numa oração sem sujeito e não tem com quem concordar. Na alternativa C, ele é auxiliar e é sinônimo de TER.


Fiquem atentos para a próxima postagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário