Português é o Diferencial! Prepare-se com a Professora Juliana Gouvêa e tenha ótimos resultados!

Ligue já e inscreva-se!
(31) 3293-4290

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Dicas para solucionar suas dúvidas na hora do sufoco



Dicas para solucionar suas dúvidas na hora do sufoco 

S.O.S. / pronta resposta

 Curiosidades da língua portuguesa.

 * A / Há- na referência a tempo, a preposição a indica futuro. O inicio das aulas se iniciam daqui a dois dias/ a dois meses das eleições, não se tem o resultado dos candidatos. 
 Há- exprime passado. Chegou há pouco / moro em são paulo há sete anos.

 À medida que/ na medida em que.
 * à medida que é conjunção proporcional. Quer dizer à proporção que: à medida que as investigações avançavam, mais indícios incriminavam o marido da vizinha. 
 * na medida em que é conjunção causal que significa pelo fato de que, uma vez que, tendo em vista: aumentaram os casos de desidratação na medida em que a umidade relativa do ar chegou a níveis críticos.

 * a meu ver - expressões usadas com pronome possessivo se usam sem artigo: a meu ver, a meu lado, a seu pedido, a nosso bel-prazer (não: ao meu ver, ao meu lado, ao seu pedido). 
 * a cores/ em cores- a cores não existe. A expressão é em cores: tevê em cores, reprodução em cores. 

 Cuidado, seja criterioso na hora de aplicar as regras gramaticais. 
 Adjetivo anteposto a mais de um substantivo (concordância) - concorda com o mais próximo, ou seja, o primeiro deles: má hora e lugar, sérios encargos e deveres.
 Exceção : quando os substantivos são nomes próprios ou nomes de parentesco, o adjetivo vai sempre para o plural: o brasil admira os denotados Caxias e Tamandaré.



Nenhum comentário:

Postar um comentário