Português é o Diferencial! Prepare-se com a Professora Juliana Gouvêa e tenha ótimos resultados!

Ligue já e inscreva-se!
(31) 3293-4290

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

DRIBLAR O SENTIDO

                       
                                              

Estratégia argumentativa do refúgio na definição muda o significado de um termo para desqualificar uma objeção. 

"Quando uso uma palavra, ela significa exatamente aquilo que quero que ela signifique.... nem mais nem menos"- diz Humpty Dumpty para Alice. 
       
Saber argumentar é estar ciente de suas opiniões de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor, e isso só acontece quando tais opiniões estão bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exemplificadas"relação de causa e consequência entre parágrafos garantindo a coerência textual", em suma: bem argumentadas( argumentar= convencer, influenciar, persuadir).

A argumentação é o elemento mais importante de uma dissertação. Veja o exemplo a seguir: Como manter o seu argumento.
    - Neste ano, o crescimento do PIB brasileiro foi nulo.
      - Como nulo? Ele cresceu 1%.
      -Quando eu dizia que o crescimento foi nulo, o que eu queria dizer é que o país cresceu muito abaixo do aumento do PIB dos outros países emergentes. Observe-se como se defende um articulista do Jornal do Povo, de Santa Catarina, em 19/8/2014 (edição on-line):

"Em uma das últimas colunas deixei um recado para alguns corintianos e usei a expressão 'bando'. Quero explicar que usei a palavra bando no sentido de grupo. Afinal os próprios Corintianos se intitulam 'bando de loucos' em músicas cantadas pela própria torcida. Se causei algum desconforto a alguém, peço desculpas!" 

Muitas vezes é um imperativo da discussão definir os termos que estão sendo usados, principalmente, no caso de termos abstratos "sentido figurado", que comportam uma ampla gama de sentidos, como justiça, virtude, bem comum, liberdade, solidariedade. 

Retirado da Revista Língua José Luiz Fiorin é professor do Departamento de Linguística da USP e AUTOR DO LIVRO Figuras de Retórica ( Editora Contexto) 

  AGUARDEM A PRÓXIMA POSTAGEM: A IMPORTÂNCIA DO USO DA FIGURA DE LINGUAGEM NO TEXTO DISCURSIVO. DICAS QUE PODEM AJUDAR NO CONCURSO DO TRE/MG. FIQUEM ATENTOS AO CONTEÚDO DESTA POSTAGEM, POIS, ESCLARECERÁ SUAS DÚVIDAS EM RELAÇÃO AO GÊNERO DISSERTATIVO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário