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quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CUIDADO! O GÊNERO DISCURSIVO MAIS UMA VEZ PREVALECE NAS PROVAS DO TRE MG



CUIDADO COM OS GENÊROS
GENÊRO DISCURSIVO

ARTIGO DE OPINIÃO.
O ARTIGO DE OPINIÃO, assim como o editorial, tem um caráter opinativo, mas não expressa a opinião do veículo em que está sendo divulgado e sim do articulista, por isso é sempre assinado pelo autor que é o responsável pelas opiniões expressas.
Como o objetivo principal do texto argumentativo é convencer o interlocutor, o autor tem de expor seu ponto de vista (tese) e de justificar sua posição apresentando razões (argumentos). Muitas vezes ele necessita reportar-se a diferentes vozes para reforçar sua tese. Nesse momento, o professor poderá trabalhar o conceito de polifonia, mostrando que um autor, para convencer seu leitor, vale-se da opinião de autoridades no assunto que são inseridas no seu texto.

  Redação de gênero discursivo.

    Aos aspirantes a designers do jogo.
    O que você precisa saber para ser um bom designer de jogos? Tudo o que for possível aprender. Isso pode assustar os mais sonhadores, mas é verdade. Mais importante do que conhecer tudo dos universos fantásticos criados por Tolkien e George Lucas, é necessário conhecer o que esses universos têm que os fazem ter tanto sucesso, o que os inspiraram e o que eles inspiram nos fãs. Isso quer dizer que um bom designer de jogos deve conhecer, acima de tudo, o ser humano, em especial o ser humano para quem se planeja vender os jogos. São eles que devem estar sempre no topo da lista de propriedades.

   Para agradar esse público será preciso ter mais do que uma história boa ou gráficos de última geração, um designer de jogo não escreve livros, ele faz jogos, ele cria experiências. Esse é o diferencial que jogos têm, a interatividade. Conseguir criar uma experiência interativa engajante e imersiva é a chave para o sucesso nessa área e para isso, mais do que um diploma ou um curso superior completo, é necessário ter experiência. A vida é a melhor fonte de inspiração que há, ela deve ser explorada. Ideias boas podem vir de qualquer lugar, jamais devem ser subestimadas.

  Outro fator essencial que define um bom designer de jogo é saber lidar com pessoas. Nenhum designer vai conseguir criar um jogo marcante sozinho, ele precisa de um time e precisa saber trabalhar com esse time da maneira mais produtiva possível. Para isso é preciso estar aberto e atento aos feedbacks dos integrantes do time, e se eles tiverem sugestões é sempre bom ouvi-las . É necessário ter humildade quando receber críticas. Não importa o quão talentoso o designer seja, ele é a pior pessoa possível para julgar o próprio trabalho, ele deve lembrar que ele fez o jogo para outros.

  Resumindo. O bom designer de jogos está sempre aberto a conhecimentos de todas as áreas, não se limita a experiências apenas de sua área de trabalho pois sabe que toda experiência é valioso e acima de tudo, o bom designer de jogo conhece o ser humano, tanto aqueles com quem ele trabalha quanto aqueles para quem ele oferece seus jogos.


Comentário referente ao primeiro parágrafo.  

Evite repetições.
Substitua as palavras. Utilize a seu favor pronomes como “esse”, “este” e “aquele”, cuja função é fazer referência a termos anteriormente inseridos.

Notem ainda no final do primeiro parágrafo na última linha SÃO ELES que devem estar sempre no topo da lista de prioridades. Ocorre problema de concordância com o verbo SER: Acompanhando “ o ser humano” da frase anterior, deveríamos ter. “É ele que deve estar...” 


Comentário referente ao segundo parágrafo.

Virgulação.
Atenção ao uso de vírgulas em enumerações e em advérbios intercalados (“.... e, para isso, mais do que um diploma...”)

Nova grafia
O candidato acertou ao utilizar a palavra “ideia” já sem acento. É o que prevê a nova ortografia para os ditongos abertos em posição paroxítona.


Comentário referente ao terceiro parágrafo.

Estrangeirismo.
Ao usar palavras de outra língua, procure destacá-las com aspas “feedback”

Acento Errado.
Não são acentuadas as oxítonas terminadas em “i”, mesmo quando a palavra é verbo seguido do pronome pessoal oblíquo átono.

Quarto parágrafo.
O termo utilizado não é o mais adequado para indicar a conclusão. São mais bem-vindas expressões como “portanto”, “nesse sentido”, “dessa forma”, “de modo que”, “assim”, entre outras.

Virgulação
A conjunção “pois”, quando introduz a explicação de algo da oração anterior, deve ser antecedida de vírgula. A conjunção “e”, ao relacionar duas orações de sujeitos distintos, também pede a vírgula antecedida a ela.

  ANÁLISE DA REDAÇÃO DO CANDIDATO REFERENTE AO GENÊRO DISCURSIVO (CONSEGUIU CUMPRIR COM A BANCA EXAMINADORA?)
OBSERVAÇÃO A SER FEITA: EM RELAÇÃO À ARGUMENTAÇÃO SIM, APESAR DE ALGUMAS FALHAS GRAMATICAIS.

O texto traz um desenvolvimento claro acerca da profissão escolhida: designer de jogos. Logo na introdução, o candidato faz uma reflexão importante sobre o contraste que as profissões geralmente implicam: não basta a um indivíduo ser fascinado por elementos relativos a uma profissão. É preciso ter em mente que a carreira profissional envolve fatores além do gosto pessoal. Essa opinião é bem fundamentada com o exemplo sobre os filmes e livros de ficção de George Lucas e J.R.R Tolkien, embora a linguagem do trecho mereça atenção.

 O segundo parágrafo baseia-se na interação com o diferencial apresentado pelos jogos, noção que, segundo o candidato, deve ser tida como prioridade no trabalho do futuro profissional. O argumento é pertinente, sendo trabalhado de forma coerente com a ideia inserida na introdução sobre a relação do profissional com o seu público alvo. No entanto, o candidato fala sobre a necessidade de ter experiência sem explicar ao leitor o que compreende acerca dessa noção. Quando trabalhamos com palavras de significados amplos e abstratos, é importante especificar ao leitor em que sentido utilizamos o termo, para garante clareza à argumentação.


 O terceiro parágrafo segue com um posicionamento interessante sobre a necessidade de o designer saber lidar com trecho tornam-no um pouco redundante, e a leitura um tanto cansativa. O texto traz uma conclusão decorrente das ideias desenvolvidas, embora a linguagem prejudique a fluência e a clareza.

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