Português é o Diferencial! Prepare-se com a Professora Juliana Gouvêa e tenha ótimos resultados!

Ligue já e inscreva-se!
(31) 3293-4290

quarta-feira, 10 de julho de 2013

As marcas da oralidade estão presentes em todas as classes sociais?





Presenciamos  esse fato "a manifestação nas ruas".
Sim. Depende do quê o falante propõe. A proposta seria uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob variadas formas ou gêneros textuais baseados na realidade sonora; ela vai desde uma realização mais informal à mais formal nos mais variados contextos de uso.  
    
VEJA ATRAVÉS DESSE ARTIGO TIRADO DO JORNAL HOJE EM DIA / BELO HORIZONTE 22 A 28 DE JUNHO DE 2013. 

O poder da palavra (a linguagem metáforica)

E agora, José? 

"Antiglobalização? Anticorporações? Antimilitarismo? Pois não. Mas pró o quê, exatamente?" O questionamento do jornalista e mestrando em ciência política Bruno Torturra Nogueira em artigo na revista "Trip" de abril deste ano representa bem a falta de entendimento tanto da sociedade quanto de governantes e mídia frente à manifestações que explodem no Brasil desde a semana passada...



Um trecho retirado do jornal hoje em dia 

OBSERVAÇÃO: Quando nos comunicamos, usamos  variadas linguagens, porém existe uma que é reconhecidamente privilegiada por sua capacidade muito prática de comunicação: a imagética (visual); e a metáfora é a interpretação textual (a comunicação, ou seja,o diálogo entre o falante e o leitor, que é por sua vez, um mero observador do texto (o crítico). Um provérbio muito conhecido diz: "Uma imagem vale mil palavras". Esse provérbio não é encontrado no texto que foi retirado como exemplo, porém a figura de linguagem usada neste provérbio é o mesmo "a metáfora" / E agora, José?


Agora é com você! Interprete qual é o seu significado textual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário