Português é o Diferencial! Prepare-se com a Professora Juliana Gouvêa e tenha ótimos resultados!

Ligue já e inscreva-se!
(31) 3293-4290

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Diferença entre mal e mau



Não despreze questões que considere simples.

A ESCOLHA ORTOGRÁFICA PELO MAL. NÃO CONSIDERE SÓ O DICIONÁRIO, LEMBRE-SE QUE A GRAFIA TAMBÉM ENVOLVE O CONTEXTO LINGUÍSTICO.

Evolução das palavras ajuda a explicar diferenças de grafia entre "mal" e "mau".

Por Mário Eduardo Viaro.

Para muitos, certas regras ortográficas parecem caprichos sem sentido. Por que escrevemos "Ele toca mal guitarra" e dizemos que "Ele é muito mau"? Apressa-se com uma regrinha quem aprecia as gramáticas: escreve-se "mal" quando temos um advérbio e "mau" quando for um adjetivo. Embora isso não seja explicação, deduzimos dessa regra que "mal" é o oposto de "bem", enquanto "mau" é o contrário de "bom".

AS QUESTÕES APARENTEMENTE SIMPLES TAMBÉM NECESSITAM DE UMA BOA INTERPRETAÇÃO LINGUÍSTICA.

Substituindo as palavras por seus antônimos, também teríamos (como daria um linguística gerativo-transformacional) uma "frase bem formada". Não dizemos "Ele toca bom guitarra" nem "Ele é muito bem". Como justificar a desconfortável homofonia entre "mal" e "mau", que causa erros de ortografia, se num paradigma estão "mal/bem" e noutro "mau/bom"?

Do ponto de vista etimológico e geolinguístico, a homofonia é uma ilusão, pois ocorre só nas variantes do português moderno que não pronunciam mais o -l em final de sílaba como uma consoante lateral.

No Brasil, a maioria dos falantes usa, nesse contexto, uma semivogal (esse fenômeno diacronicamente se chama "vocalização").

Ao contrário, em Portugal, exceto em dialetos pouco difundidos, o -l final ainda soa como consoante.


Obviamente, não é a consoante dental do espanhol ou do alemão, mas tem uma projeção coarticulátoria velarizada que faz lembrar do inglês e do russo. O som, tanto no inglês americano quanto na pronúncia padrão portuguesa, tende a invadir ambientes mais amplos (como no início de sílaba).


Não perca tempo e se prepare para os concursos do IPSEMG e da Polícia Militar com a professora Juliana Gouvêa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário