Português é o Diferencial! Prepare-se com a Professora Juliana Gouvêa e tenha ótimos resultados!

Ligue já e inscreva-se!
(31) 3293-4290

domingo, 2 de setembro de 2012

Linguística

A linguística (a interpretação do significado das palavras em relação ao contexto textual) está presente em todo tipo de texto, até mesmo, nas canções populares.

                Gente Humlide
                Chico Buarque de Holanda, Garoto e Vinícius de Moraes.

    Tem certos dias
    Em que eu penso em minha gente
    E sinto assim
    Todo o meu peito sev apertar
    Porque parece
    Que acontece de repente
    Como um desejo de eu viver
    Sem me notar
    Igual a tudo
   
Quando eu passo no subúrbio
    Eu muito bem
    Vindo de trem de algum lugar
    E aí me dá
    Como uma inveja dessa gente

    Que vai em frente
    Sem nem ter com quem contar
   
    São casas simples
    Com cadeiras na calçada
    E na fachada
    Escrito em cima que é um lar
   
Pela varanda
    Flores tristes e baldias

   
Como a alegria
    Que não tem onde encostar

    E aí me dá uma tristeza
    [...]
   
De eu não ter como lutar
    E eu que não creio
    Peço a Deus por minha gente

    E gente humilde
    Que vontade de chorar

                           Gabarito
:
 Observem, mais uma vez, o sentido figurado está nas palavras textuais, por exemplo, termos e expressões comuns à linguagem oral, ou seja, a oralidade (linguagem coloquial-regional); "me dá" aproximam a canção do contexto social do morador do subúrbio (veja a variação linguística).
Não só o vocabulario (o uso regional da língua); como a caracteristica textual (a descrição física do ambiente denunciando contra o abandono dessas pessoas pelo governo, bem como a marginalização que sofrem).


Ainda restam dúvidas? Entre em contato com a professora Juliana Gouvêa e agende um horário.

Até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário