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terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A importância da crase (Aspecto normativo)

Recebem acento grave:
1) Locuções adverbiais
2) Locuções prepositivas
3) Locuções conjuntivas

Obs: Não provém da relação de regência (Não tem nada haver com questão regencial); e sim com locuções conjuntivas formadas por substantivo feminino.
Ex: À espera dele, ficamos horas a fio.


A crase para ter o seu uso correto é preciso avaliar o contexto (interprete-a) para não haver alterações de sentido promovidas pelo acento grave.
Ex: Você já foi à teatro (errado)
Você gosta de Bolo (errado)


Obs: Não se emprega o acento grave diante de um substantivo usado em sentido genérico (geral e indeterminado); e sim ao substantivo qualificativo, determinado.
Ex: João nunca foi a escola (qualquer escola)
João nunca foi à escola (àquela escola)
Direito a alimentação (qualquer alimentação)
Direito à alimentação (àquela alimentação).


Fiquem atentos !!!
 
Mais uma vez é preciso avaliar o contexto:
Ex: Cheirar a gasolina - Inalar
Cheirar à gasolina - Exalar o cheiro, feder.


Notem a diferença em relação ao aspecto semântico e o normativo:
Ex: Chegando à Ribeirão Preto - pelo aspecto semântico o uso da crase foi correto devido a regência verbal: a pergunta que deve ser feita é aonde. O verbo aceita essa pergunta porque se apresenta no gerúndio condicional (o verbo não é locativo, dá ideia de deslocamento).

Agora é com vocês:
Use o sinal grave no a, quando necessário:
1) Escrever de ponta a ponta, máquina, a mão, a tinta ou a lápis.
2) Feriram-me a bala, a faca, a navalha, a porrete, a cassetete, a tudo.




Agora é com você. Analise bem a questão e as alternativas.




Boa sorte!

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