LEMBRETE: Interprete a estrutura do período, não se prenda a regra gramatical:
Errado:
É a fase de uma época onde os valores tendiam ao equilíbrio e à permanência, ao contrário da nossa, onde tudo é transitório.
Correto:
É a fase de uma época em que os valores tendiam ao equilíbrio e à permanência, ao contrário da nossa, em que tudo é transitório.
Gabarito comentado:
A) Temos um complemento nominal sublinhado. A expressão "de suspeitos" prendeu-se ao substantivo abstrato "investigação", cognato (derivado do verbo investigar), e tem claro valor semântico passivo. Os suspeitos são objetos da investigação, e não seus agentes.
B)A expressão "à experiência da criatividade", liga-se pela preposição "a" ao adjetivo que favorável. É complemento nominal, portanto.
C) A expressão "na vida pública" está ligada ao substantivo abstrato "intervenção", cognato do verbo "intervir", e tem valor passivo. Como podemos notar, a vida pública sofre a intervenção da Justiça. É outro complemento nominal.
D) A expressão "de corruptos" está ligada pela preposição "de" ao substantivo "república", que não é derivado de qualquer forma verbal. Por outro lado, a preposição "de" tem visível valor nocional especificativo. Trata-se de um adjunto adnominal.
GABARITO OFICIAL: letra D
Não se esqueça, semana que vem mais uma questão para complementar seus estudos!
Bom final de semana a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário