Português é o Diferencial! Prepare-se com a Professora Juliana Gouvêa e tenha ótimos resultados!

Ligue já e inscreva-se!
(31) 3293-4290

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Versatilidade Pronominal



DICAS PARA TERMINAR O ANO BEM ATUALIZADO NA LÍNGUA PORTUGUESA.

Versatilidade pronominal
Por José Augusto Carvalho.

Na classificação tradicional dos pronomes pessoais, os gramáticos ensinam que "eu" é a pessoa que fala, "tu" (você) é a pessoa com quem se fala e "ele" é a pessoa de quem se fala. Os estudos linguísticos e a observação do falar cotidiano revelam que "eu" pode ser a pessoa de quem se fala, "você" pode ser a pessoa que fala e "ele" pode ser com quem se fala.

    Um "eu" que expressa outra pessoa.

Observamos nos versos de Chico Buarque, na canção Teresinha, dizem:

  "Mal sei como ele se chama,/ mas entendo o que ele quer,/ se deitou na minha cama/ e me chama de mulher..."

  Esse "eu", sujeito de "sei" e de "entendo", e as formas respectivas "me" e "minha" não podem referir-se ao autor Chico Buarque, mas à personagem que se diz "eu". O "eu", portanto, é elocutivo só na estrutura de superfície, mas na estrutura profunda é um pronome delocutivo: denota a pessoa de quem se fala, como num romance em 1ª pessoa, em que o personagem que conta a história é a pessoa de quem se fala e não a pessoa que fala, o romancista.

Retirado da revista Língua Portuguesa.



Desejamos a todos um Feliz 2014 repleto de muitas realizações e sucesso nos concursos!

Aproveite o mês de férias para aprender mais com Juliana Gouvêa, acessando seu blog ou marcando um horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário